
FMI elogia Índia como 'motor de crescimento essencial' da economia global

A chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, elogiou na segunda-feira (13) as reformas econômicas da Índia, descrevendo o país como um "motor de crescimento essencial" da economia mundial, informou a imprensa indiana.

A observação de Georgieva foi feita em uma reunião dos ministros e chefes de bancos centrais que integram a organização.
"Tenho admiração pela Índia pela ousadia com a qual eles fazem coisas que os outros consideram impossíveis. Por exemplo, as identidades digitais. Todos disseram que a Índia não conseguiria emitir identidades digitais, que os números, que o sistema que estão promovendo não iria funcionar. E eles [a Índia] provaram que eles estavam errados", afirmou. Ela também avaliou positivamente as reformas de impostos diretos e indiretos.
- No mês passado, a Índia cortou os impostos sobre a maioria dos bens de consumo domésticos em um esforço para proteger a economia das tarifas americanas de 50% impostas pela Casa Branca e estimular o consumo antes da temporada de festas anuais do país sul-asiático.
