Países prometem contribuir com US$ 70 bilhões para reconstrução de Gaza, afirma ONU

Organização das Nações Unidas estima que o conflito entre Israel e Hamas deixou cerca de 55 milhões de toneladas de escombros na Faixa de Gaza.

De acordo com informações do representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Jaco Cilliers, nesta terça-feira (14), países europeus e árabes, além do Canadá e dos Estados Unidos, estão dispostos a contribuir com US$ 70 bilhões para a reconstrução de Gaza. 

Segundo o funcionário da Organização das Nações Unidas (ONU), o conflito no Oriente Médio entre Israel e Hamas gerou ao menos 55 milhões de toneladas de escombros. Desse número, cerca de 81 mil toneladas foram removidas na Faixa de Gaza, relatou Cilliers. A estimativa é que leve décadas para a reestruturação do enclave palestino.

"Ouvimos notícias muito positivas de vários dos nossos parceiros incluindo parceiros europeus... [Além do] Canadá", relatou Jaco Cilliers durante coletiva de imprensa. 

Dados do Centro de Satélites da ONU (UNOSAT) apontam que cerca de 83% das edificações da Cidade de Gaza foram destruídas.