Notícias

Trump adianta que Zelensky irá solicitar mísseis Tomahawk

O presidente norte-americano se encontrará com o líder do regime ucraniano em Washington na sexta-feira (17), onde vão debater sobre a possibilidade de financiamento norte-americano à defesa aérea de Kiev.
Trump adianta que Zelensky irá solicitar mísseis TomahawkGettyimages.ru / Kenneth Moll / Marinha dos EUA

O presidente dos EUA, Donald Trump, reafirmou nesta terça-feira (14) que o líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, quer mísseis de cruzeiro Tomahawk de longo alcance, acrescentando que os EUA os possui em grande quantidade.

"[Zelensky] gostaria de ter Tomahawks. Todo mundo quer Tomahawks. Temos muitos Tomahawks", disse Trump durante um almoço bilateral com seu colega argentino, Javier Milei, observando que este seria o tema de seu encontro com o líder do regime de Kiev, agendado para sexta-feira (17)." Vocês precisam deles na Argentina?", brincou.

Enquanto isso, os EUA anunciaram que farão "grandes anúncios" na quarta-feira (14), inclusive sobre a possibilidade do envio de armamentos militares para Kiev. "Neste momento, apenas esperamos que nossos aliados europeus continuem comprando e, como disse, espero que amanhã haja alguns anúncios importantes", declarou o embaixador norte-americano junto à OTAN, Matthew Whitaker.

  • Na sexta-feira (17), Donald Trump e Vladimir Zelensky vão se reunir em Washington para discutir uma eventual concessão de recursos dos EUA à defesa aérea da Ucrânia e ao fornecimento de mísseis de cruzeiro Tomahawk de longo alcance.
  • No domingo (12), Trump já havia sinalizado negativamente à solicitação de Kiev sobre o possível envio dos mísseis, durante uma conversa com Zelensky. De acordo com o chefe de Estado norte-americano, o envio poderia concretizar "um novo passo de agressão" entre Kiev e Moscou.