O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a demonstrar descontentamento com a atuação da Espanha na Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Durante uma breve interação com a imprensa nesta terça-feira (14), ao ser questionado por um repórter, Trump afirmou que está "muito descontente" com o país ibérico.
Segundo o presidente, a Espanha é o único membro da OTAN que não aumentou seus gastos militares para 5% do Produto Interno Bruto (PIB), meta que Trump tem cobrado publicamente de todos os aliados.
"Estou muito descontente com a Espanha. Eles são o único país que não aumentou seu número para 5%. Todos os outros países aumentaram", disse Trump ao comentar o tema.
O presidente norte-americano sugeriu a possibilidade de impor tarifas de importação contra Madrid, afirmando que o país europeu deve ser "punido" por uma postura "desrespeitosa" com a OTAN.
A declaração foi dada após um repórter pontuar que o presidente havia sugerido que a OTAN considerasse expulsar a Espanha.
A cobrança se insere na campanha de Trump por um aumento significativo dos aportes dos membros da OTAN, especialmente em meio ao conflito na Ucrânia.