Trump afirma que ajudará Milei a vencer eleições legislativas

"Você vai vencê-las, nós o apoiaremos. Eu o apoio hoje, apoio plenamente. Na Argentina, o povo gosta de você", declarou o presidente norte-americano a Milei.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, expressou nesta terça-feira (14) seu total apoio ao presidente argentino, Javier Milei, às vésperas das eleições legislativas que será realizada em 26 de outubro. O mandatário norte-americano afirmou que "ajudará" o governo libertário a conquistar os comícios de meio de mandato.

"Sua trajetória tem sido incrível e continuará com as eleições. Você vai vencê-las, nós o apoiaremos. Eu o apoio hoje, apoio plenamente. Na Argentina, o povo gosta de você", declarou Trump a Milei.

No entanto, Trump advertiu que a continuidade do apoio dependerá do voto da população argentina: "Se a Argentina se sair bem, outros países a seguirão. Mas se não vencer, não contará conosco. Se perder, não seremos generosos", alertou.

O chefe de Estado argentino parabenizou Trump por ter articulado o cessa-fogo na Faixa de Gaza entre Israel e Palestina: "Graças à sua grande liderança, Trump conseguiu alcançar a paz no Oriente Médio", disse Milei. Ele também agradeceu ao Secretário do Tesouro, Scott Bessent, por sua "ajuda" financeira na resolução do problema de liquidez da Argentina e dos "ataques políticos" da oposição.

Trump está ciente que não é eleição presidencial?

A mídia internacional levantou a hipótese se Trump está ciente que Javier Milei não concorrerá nas eleições legislativas que será realizada em 26 de outubro. De acordo com a publicação da jornalista Maira Haunau, do portal argentino Letra P, o chefe de Estado norte-americano "mais uma vez deixou a impressão de que estava confundindo as eleições legislativas de domingo (26) com os comícios presidenciais" na qual será realizada somente em 2027 e Milei buscará a reeleição.

A dúvida, de acordo com a jornalista, também ganhou destaque em 23 de setembro, quando, em encontro com Milei, Trump afirmou que daria "total apoio" ao argentino "nas próximas eleições". Em nenhum momento, o vídeo compartilhado pelo porta-voz presidencial argentino, Manuel Adorni, mostra que o presidente dos EUA menciona as eleições legislativas ou tinha consciência de que o encontro ocorreu quase um mês antes do pleito, no qual Milei não busca renovar seu mandato.

Após repercutirem as dúvidas, Donald Trump publicou um comunicado em sua rede social Truth Social na noite desta terça-feira, pedindo que os eleitores argentinos "apoiem" o partido de Javier Milei, La Libertad Avanza, contra o partido de esquerda, Fuerza Patria, nas eleições legislativas.

"Espero que o povo da Argentina compreenda o excelente trabalho que ele está realizando e apoie seus esforços nas próximas eleições de meio de mandato, para que possamos continuar ajudando-o a alcançar o incrível potencial da Argentina", escreveu Trump.