O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recebe nesta terça-feira (14) seu homólogo da Argentina, Javier Milei, em meio ao apoio financeiro norte-americano, reafirmado recentemente pelo secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent.
Em breves declarações, Trump afirmou que "ama" o povo argentino e elogiou a liderança de Milei para a nação latino-americana. "Um grande líder", declarou.
Milei chegou à Casa Branca por volta das 14h38 (horário de Brasília) para uma reunião bilateral com Trump. O encontro tem como objetivo definir os detalhes doswap, que representa uma inédita intervenção dos Estados Unidos no mercado cambial argentino, com um aporte de US$ 20 bilhões concedido por Washington a Buenos Aires.
A medida foi anunciada em 9 de outubro por Bessent, com o propósito de auxiliar a economia argentina, que enfrenta uma forte instabilidade nas últimas semanas. O ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, agradeceu Scott Bessent pelos "esforços, profissionalismo e dedicação" para chegar a um acordo diplomático.
Um swap é um tipo de acordo temporário entre dois países para trocar moedas. Nesse caso, os Estados Unidos fornecem dólares à Argentina agora, e o governo argentino se compromete a devolver o valor — com juros — em uma data futura, recebendo de volta seus pesos.