
'Caminhamos para uma das mais longas paralisações da história americana', diz presidente da Câmara dos Representantes dos EUA

O presidente republicano da Câmara dos Representantes dos EUA, Mike Johnson, alertou na segunda-feira (13) que o país caminha para "uma das mais longas" paralisações governamentais da história após 13 dias de impasse.

"Estamos caminhando para uma das mais longas paralisações da história dos EUA, a menos que os democratas abandonem suas demandas partidárias e aprovem um orçamento transparente e sem restrições que reabra o governo e pague nossos funcionários federais", disse o congressista em coletiva de imprensa divulgada pela mídia local.
"Os republicanos estão ansiosos para retornar à mesa de negociações para finalizar o acordo anual de verbas e trabalhar em todas as outras questões que temos diante de nós, mas não negociaremos em bastidores esfumaçados e não negociaremos como reféns", acrescentou Johnson.
A situação cria uma crise política e social no país enquanto o orçamento congelado afeta centenas de milhares de funcionários federais e famílias vulneráveis.
A paralisação mais longa do governo, com duração de 35 dias, ocorreu durante o primeiro mandato de Trump (2017-2021). Esse período, entre 2018 e 2019, foi alimentado pela controvérsia em torno do muro na fronteira que o republicano prometeu construir durante sua campanha.
