
Elétrica ou manual: como escolher a melhor escova de dentes?

Сom o avanço da tecnologia, as escovas de dentes se tornaram cada vez mais sofisticadas, fazendo com que a escolha de uma novo dispositivo exija pesquisa e critério.

Os novos modelos vêm em uma infinidade de designs, incluem todos os tipos de vibrações e até usam inteligência artificial. Todas essas inovações, somadas aos altos preços encontrados no mercado, nos fazem questionar se vale a pena comprar uma escova de dentes elétrica ou se é melhor optar pelas escovas tradicionais.
O que devemos levar em consideração?
A dentista Eider Unamuno ressalta que, ao escolher uma escova de dentes, devemos considerar certas necessidades pessoais, como por exemplo se temos algum tipo de aparelho ortodôntico, prótese ou implante, ou algum problema bucal especial. Segundo a especialista, a qualidade da escova de dentes é determinada pela sua capacidade de remover a placa bacteriana sem danificar a gengiva ou o esmalte.

Para a dentista e ortodontista Almudena Herraiz, o mais importante é que a cabeça da escova seja pequena ou média, pois isso facilita o alcance dos molares e garante uma limpeza adequada. "As cerdas devem ser macias ou médias, com pontas arredondadas e cabo antiderrapante", acrescenta.

Elétrica ou manual?
Ambas as especialistas concordam que a eficácia de uma escova de dentes depende da técnica de escovação. No entanto, Herraiz enfatiza que, se usarmos a técnica correta com uma escova de dentes elétrica, ela remove muito mais placa bacteriana.
"Por outro lado, se você não for proficiente na técnica de escovação, uma escova de dentes manual é mais eficaz do que uma elétrica, e se a sua técnica com uma escova de dentes manual for boa, pode ser comparável à limpeza com uma escova de dentes elétrica", explica.
Se gostou, compartilhe com seus amigos!
