Notícias

José Mujica revela que está com um tumor no esôfago

Em uma coletiva de imprensa, o ex-presidente disse que isso é "obviamente algo muito comprometedor" e, no caso dele, "duplamente complexo".
José Mujica revela que está com um tumor no esôfagoGettyimages.ru / Ernesto Ryan

O ex-presidente do Uruguai José 'Pepe' Mujica (2010-2015) anunciou nesta segunda-feira que tem um tumor no esôfago.

Em uma coletiva de imprensa, o ex-presidente disse que se trata de "algo obviamente muito comprometido" e, no seu caso, "duplamente complexo", porque ele sofre de uma doença imunológica há mais de 20 anos, que, entre outras coisas, afetou o funcionamento de seus rins.

Mujica, de 88 anos, destacou que essa situação, sua doença imunológica, cria "dificuldades óbvias" para que ele enfrente quimioterapia ou cirurgia; no entanto, ele indicou que "tudo isso está sendo avaliado pelos médicos, fazendo análise celular", para ver "como essa história continua".

"Quero dizer a vocês que, em minha vida, o ceifador de vidas esteve no berço mais de uma vez. Mas ele continuou a me seguir por todos esses anos. Certamente, por razões óbvias, desta vez me parece que vem com uma foice pronta. Vamos ver o que acontece", disse ele sobre as notícias recentes.

Continuar "militando"

No entanto, o ex-presidente disse que continuará "militando" enquanto puder ao lado de seus companheiros e permanecendo "fiel" à sua maneira de pensar.

Ele também garantiu que continuará a trabalhar em sua fazenda. "Entretido com minhas verduras e minhas galinhas [...] Porque não se muda de matungo no fim do rio. Eu sempre fui um pedaço de terra com pernas, eu amo a terra. E enquanto o rolo aguentar, eu vou estar lá", enfatizou.

Durante a coletiva de imprensa, ele aproveitou a oportunidade para enviar uma mensagem "aos jovens" do Uruguai. "A vida é bela, e ela passa, ela vai embora. E o cerne da questão de ter sucesso na vida é começar de novo toda vez que você cair. E que, se houver raiva, eles devem transformá-la em esperança; e que devem lutar pelo amor, não se deixando seduzir pelo ódio. Se você se envolver com drogas, não fique sozinho, ninguém se salva sozinho. Peça colaboração, lute. A única liberdade que existe está na cabeça e se chama vontade. E se não a usarmos, não seremos livres. Isso precisa ser entendido", continuou ele.

"A vida é tão bela que não faz sentido sacrificá-la por coisas estúpidas", acrescentou em seu breve discurso.

"Quanto ao resto, sou grato", concluiu o ex-presidente.