Maduro anuncia novo exercício defensivo no leste da Venezuela

Desde setembro passado, Caracas realiza exercícios para melhorar suas capacidades de defesa territorial, no contexto das crescentes agressões de Washington.

O presidente venezuelano Nicolás Maduro anunciou na segunda-feira (14) o início de uma nova operação defensiva no Oriente do país, a partir da meia-noite, em resposta a agressões dos EUA, que mantêm forças militares nas proximidades das costas venezuelanas sob o pretexto de combater o narcotráfico.

"A partir das 00:00 horas desta terça-feira (14 de outubro), ativaremos a Zona de Defesa Integral (ZODI) de Nueva Esparta, Sucre e Delta Amacuro. A ordem já foi dada para defender nossos mares, o Atlântico venezuelano e a fachada Caribe-Atlântico", declarou Maduro em seu programa 'Con Maduro+'.

Essa ação faz parte do 'Plan Independencia 200', lançado em 12 de setembro, e visa expandir as 27 tarefas defensivas para todas as 24 ZODI do país. Maduro acrescentou que "assim, avançaremos diariamente até completar as tarefas, unindo o povo, militares e policiais para garantir a soberania, a paz e o direito à vida".

Desde setembro, a Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) já ativou operações como a 'Operação Caribe 200' na ilha de La Orchila, além de exercícios com milicianos e despliegues em vários estados.