A maior trilha da América Latina está localizada no Pará e será inaugurada durante a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém. A informação foi publicada pela Agência Brasil nesta segunda-feira (13).
A Trilha Amazônia Atlântida possui uma extensão de aproximadamente 468 km e atravessará o estado do Pará, na Amazônia brasileira. A estimativa é que, apenas no primeiro ano, a trilha seja percorrida por cerca de 10 mil turistas.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, os acabamentos finais para a inauguração já estão sendo concluídos. O objetivo do governo federal é que a iniciativa aumente a conservação das áreas naturais e gere maior fomento econômico e social na região, como a criação de empregos, aumento de renda e oferta de espaços de lazer.
Segundo a pasta, o percurso foi idealizado para causar o "menor impacto ambiental possível, permitindo a circulação da fauna e oferecendo um caminho ainda mais atrativo aos visitantes".
A trilha será formada, por sete unidade de conservação, entre elas:
Reserva Extrativista Marinha Tracuateua;
Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu;
Reserva Extrativista Marinha Araí-Peroba;
Reserva Extrativista Marinha Gurupi-Piriá;
Área de Proteção Ambiental Belém;
Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia; e
Parque Estadual do Utinga Camilo Vianna.
Além disso, abrangerá seis territórios quilombolas:
- Torres, no município de Tracuateua
- América, em Bragança;
- Pitimandeua, em Inhangapi;
- Macapazinho, em Castanhal;
- Santíssima Trindade, em Santa Isabel do Pará; e
- Macapazinho, em Santa Isabel do Pará.