Em dia histórico, Cabo Verde se classifica para a Copa do Mundo pela primeira vez

A seleção de Cabo Verde garantiu pela primeira vez a vaga na Copa do Mundo ao vencer –, nesta segunda-feira (13) –, a seleção de Essuatíni por 3 a 0, na cidade da Praia (capital) com gols de Dailon Livramento, Willy Semedo e Stopira e confirmaram o feito histórico da nação africana de língua portuguesa.
A pequena nação insular é o 22º país classificado para o torneio, junto com Argélia, Egito, Gana, Marrocos e Tunísia do continente africano.
Nascidos na terra e na diáspora garantiram a conquista
Com cerca de 525 mil habitantes, Cabo Verde é um dos menores países a disputar o torneio. A seleção reúne jogadores nascidos no arquipélago e em países da diáspora, como Holanda e França.
Livramento e Semedo, autores dos dois primeiros gols, nasceram na Europa, enquanto o veterano Stopira, natural da capital Praia, fechou o placar nos acréscimos.
O técnico Bubista, ex-zagueiro da seleção, comanda os Tubarões Azuis desde 2020 e é apontado como o principal responsável pela evolução do time.
A vitória levou o governo a decretar ponto facultativo, e a comemoração tomou as ruas do país e das comunidades cabo-verdianas no exterior — estimadas em 1,5 milhão de pessoas, três vezes mais que os habitantes do arquipélago.
Em nota, o governo de Ulisses Correia e Silva celebrou o feito. "Cabo Verde faz História! Os Tubarões Azuis estão levando o nome do país ainda mais longe. É um orgulho para todos os cabo-verdianos, dentro e fora do arquipélago", publicou nas redes sociais.
