Notícias

Chefe militar da Ucrânia: "A situação na linha de frente piorou"

O comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Alexander Syrsky, chamou a atenção para o "aumento e reagrupamento" das tropas russas na província de Kharkov.
Chefe militar da Ucrânia: "A situação na linha de frente piorou"AP / Vadim Ghirda

As forças russas obtiveram sucessos táticos em várias áreas da frente, anunciou o comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Alexander Syrsky.

"A situação na frente de batalha piorou. Em uma tentativa de tomar a iniciativa estratégica e romper a linha de frente, o inimigo concentrou seus principais esforços em várias áreas, criando uma vantagem significativa em termos de forças e meios. Ele está atacando ativamente ao longo de toda a frente e, em algumas áreas, está obtendo sucesso tático. Há uma mudança dinâmica de cenário", escreveu o chefe militar ucraniano em sua conta no Telegram.

A situação "mais difícil" para o Exército ucraniano se desenvolveu nas áreas de Pokrovsk e Kurakhovo, nas áreas controladas pelos ucranianos da República Popular de Donetsk, "onde os combates ferozes continuam", disse ele.

Os militares russos "enviaram até quatro brigadas para essas áreas e estão tentando desenvolver uma ofensiva a oeste de Avdeyevka e Marinka", cidades-chave para a defesa ucraniana em Donbass, que passaram para o controle russo em fevereiro e dezembro passados, respectivamente. Nessa situação, as tropas ucranianas "se deslocaram para novas linhas a oeste de Berdychi, Semyonovka e Novomikhailovka", diz o comunicado.

Syrsky também chamou a atenção para o "aumento e reagrupamento das tropas" russas na província de Kharkov. "Nas áreas mais ameaçadas, nossas tropas foram reforçadas com unidades de artilharia e tanques", indicou.

Neste sábado, o comandante-chefe relatou em uma reunião remota com os aliados ocidentais do Grupo de Contato de Defesa Ucraniano, sediado na base aérea de Ramstein, na Alemanha, que a difícil situação operacional e estratégica na frente ucraniana tende a piorar.