
Lula sobre encontro com o Papa: 'Parecia conversa com gente da Teologia da Libertação'

Durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (13), na Itália, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva relatou detalhes do encontro que teve com o Papa Leão XIV no Vaticano e destacou a proximidade de ideias com o líder da Igreja Católica.
Segundo ele, a conversa teve forte sintonia com os princípios da Teologia da Libertação e com movimentos sociais historicamente ligados às causas populares.

"Eu posso te dizer que houve muita química na minha relação com o Papa", afirmou Lula. "Parecia que eu estava conversando com gente que participou da Teologia da Libertação comigo".
O presidente disse ter se preparado para o encontro ao ler, antecipadamente, um documento do Vaticano. "Eu tinha lido o documento do Papa, antes de conversar com o Papa. Então parecia que eu estava conversando com alguém que eu já conhecia há 20 anos, 30 anos atrás".
Lula ainda comparou o diálogo com Leão XIV às conversas que teve, ao longo da vida, com figuras ligadas à Igreja progressista na América Latina.
"Dava impressão que eu tava conversando com Leonardo Boff, com o Frei Betto, com Dom Evaristo Arns, com Dom Pedro Casaldáliga, de tanta afinidade que havia entre o propósito do Papa e o propósito da luta contra a fome e a pobreza no mundo".
