Notícias

Lula diz que quer nome técnico para o STF e nega escolha por amizade

Com nova indicação, Lula chegará a onze nomes escolhidos para a Suprema Corte desde 2003.
Lula diz que quer nome técnico para o STF e nega escolha por amizadeValter Campanato / Agência Brasil

Durante coletiva de imprensa na 2ª Reunião do Conselho de Campeões da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, em Roma, nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que prioriza uma "pessoa gabaritada" para indicação ao cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

O presidente enfatizou que esta a "única qualidade" que busca e que "foi assim com todos os ministros e ministras" que já indicou.

"Não sei se mulher ou homem, não sei se preto ou branco, eu quero uma pessoa que seja, antes de tudo, uma pessoa gabaritada para ser ministro da Suprema Corte. Eu não quero um amigo, eu quero um ministro da Suprema Corte que terá como função específica cumprir a Constituição Brasileira", respondeu Lula a jornalistas.

Aposentadoria antecipada

"Eu imaginava que ele queria se afastar, mas eu imaginava que fosse demorar um pouco mais", disse Lula durante a coletiva, enfatizando sua surpresa com o anúncio do ministro Luís Roberto Barroso. O então ministro do STF anunciou sua aposentadoria antecipada na sessão de quinta-feira (9), a última que participaria. Ele declarou que sua decisão não tem "qualquer relação" com a conjuntura política atual. 

Com a saída, Lula passou a ser responsável por indicar um novo ministro para ocupar a vaga, sendo que há alguns nomes cotados para o cargo. Durante seus mandatos, Lula já indicou dez ministros do STF e quatro deles continuam em exercício: Carmen Lúcia (a única mulher), Cristiano Zanin, Dias Toffoli e Flávio Dino.