
Gleisi anuncia que governo iniciou reestruturação da base aliada no Congresso com aval de Lula

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, comunicou à imprensa nesta segunda-feira (13) que iniciou uma reestruturação na base do governo no Congresso, com a aprovação do presidente Lula.
De acordo com a ministra, a revisão afetará membros do MDB de Renan Calheiros, do PP de Ciro Nogueira, do PSD de Gilberto Kassab e do Republicanos de Hugo Motta, que também é presidente da Câmara.
Conforme noticiado pelo Metrópoles, a decisão é uma resposta à derrota do governo em uma Medida Provisória que aumentaria as receitas governamentais por meio de novas regras de tributação de aplicações financeiras.
"Vamos tirar cargos de todos que votaram contra o governo na MP", afirmou Gleisi.
Hoje ficou claro que a pequena parcela muito rica do país não admite que seus privilégios sejam tocados. Não querem pagar impostos como a maioria dos cidadãos. E não querem que o governo tenha recursos para investir em políticas para a população. Quem votou na Câmara para…
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) October 8, 2025
Aval de Lula
Gleisi destacou que Lula está ciente das mudanças em andamento e que a reorganização será conduzida de maneira responsável, exigindo posicionamento daqueles que permanecem na base do governo. "Quem quiser estar no governo deverá ser voto do governo no Congresso", completou a ministra.

Líderes do PP, do PSD e do MDB já perderam cargos na Caixa Econômica Federal, no Ministério da Agricultura e no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), conforme publicado no Diário da União (DOU) da última sexta-feira (10).
"Não tem nada de retaliação, é uma reorganização da base. [...] Quem está sendo leal ao governo tem que ser valorizado e quem não está não tem por que ficar", apontou Gleisi em entrevista ao jornal O Globo.
