Notícias

Gleisi anuncia que governo iniciou reestruturação da base aliada no Congresso com aval de Lula

Reorganização ocorre após governo ser derrotado emMP que endurecia regras de tributação financeira.
Gleisi anuncia que governo iniciou reestruturação da base aliada no Congresso com aval de LulaGettyimages.ru / Heuler Andrey / Getty Images)

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, comunicou à imprensa nesta segunda-feira (13) que iniciou uma reestruturação na base do governo no Congresso, com a aprovação do presidente Lula. 

De acordo com a ministra, a revisão afetará membros do MDB de Renan Calheiros, do PP de Ciro Nogueira, do PSD de Gilberto Kassab e do Republicanos de Hugo Motta, que também é presidente da Câmara.

Conforme noticiado pelo Metrópoles, a decisão é uma resposta à derrota do governo em uma Medida Provisória que aumentaria as receitas governamentais por meio de novas regras de tributação de aplicações financeiras.

"Vamos tirar cargos de todos que votaram contra o governo na MP", afirmou Gleisi.

Aval de Lula

Gleisi destacou que Lula está ciente das mudanças em andamento e que a reorganização será conduzida de maneira responsável, exigindo posicionamento daqueles que permanecem na base do governo. "Quem quiser estar no governo deverá ser voto do governo no Congresso", completou a ministra.

Líderes do PP, do PSD e do MDB já perderam cargos na Caixa Econômica Federal, no Ministério da Agricultura e no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), conforme publicado no Diário da União (DOU) da última sexta-feira (10).

"Não tem nada de retaliação, é uma reorganização da base. [...] Quem está sendo leal ao governo tem que ser valorizado e quem não está não tem por que ficar", apontou Gleisi em entrevista ao jornal O Globo.