Lukashenko aconselha Zelensky a negociar um acordo de paz 'urgente' com a Rússia

Presidente de Belarus também alertou para possíveis consequências para a Ucrânia se um acordo não for firmado em breve.

O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, fez um apelo para que o líder do regime de Kiev, Vladimir Zelensky, inicie negociações para uma solução pacífica para o conflito na Ucrânia. A fala aconteceu durante uma entrevista publicada neste domingo (12) pelo jornalista Pavel Zurubin.

"Ninguém trará felicidade para o território da Ucrânia, exceto os estados eslavos. Portanto, é necessário sentar e chegar a um acordo", disse o presidente.

Lukashenko também classificou Zelensky como "um problema" para a resolução do conflito. Na entrevista, o chefe de Estado afirmou que a Rússia avança diariamente na linha de frente e que a "Ucrânia pode desaparecer como um Estado" caso o ucraniano não negocie com Moscou.

"É preciso agir com urgência. A Rússia avança na linha de frente. Digo isso com total responsabilidade, porque observo isso diariamente, e isso poderia levar ao desaparecimento da Ucrânia como um Estado", declarou.

Esta não é a primeira vez em que o presidente de Belarus critica Zelensky. Anterioremente, Lukashenko chegou a comparar o comportamento de Zelensky ao de um ''verme''.