'Bons camaradas': Xi destaca laços com Kim Jong-un e defende cooperação pela justiça regional

Em uma carta, o presidente chinês também afirmou que a relação bilateral entre os dois países vem se fortalecendo "com o passar do tempo".

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou que pretende "aprofundar a amizade tradicional" entre Pequim e Pyongyang e "defender conjuntamente a paz e a estabilidade da região". A declaração foi feita em uma mensagem enviada ao líder norte-coreano, Kim Jong-un, divulgada neste domingo (12) pela agência estatal norte-coreana KCNA.

Xi ressaltou que China e República Popular Democrática da Coreia (RPDC) são "bons vizinhos, bons amigos e bons camaradas que compartilham um destino comum e se ajudam mutuamente", destacando que a relação bilateral se fortalece "com o passar do tempo".

O presidente chinês também mencionou o encontro entre os dois chefes de Estado durante as comemorações do 80º aniversário da vitória na Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa, afirmando que ambos "traçaram juntos um plano para o desenvolvimento das relações entre os dois partidos e países".

Segundo Xi, Pequim está disposta a "fortalecer a cooperação estratégica em assuntos internacionais e regionais" e a ampliar a colaboração em áreas de "intercâmbio amistoso e benefício mútuo", com o objetivo de garantir o bem-estar das populações dos dois países e contribuir para "a estabilidade e a justiça internacional".