
Cientista ignora ligação do Nobel ao confundir número da Suécia com telemarketing

A cientista norte-americana Mary E. Brunkow, uma das vencedoras do Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 2025, não atendeu à ligação de Estocolmo que informava sua conquista. O número internacional, com DDI da Suécia, foi confundido por ela com uma chamada de telemarketing.
Segundo informações da ABC News, a Fundação Nobel entrou em contato com a cientista durante a madrugada nos Estados Unidos, mas ela não atendeu. Brunkow só soube da notícia horas depois, quando uma fotógrafa da agência Associated Press bateu em sua porta, em Seattle. Ao ser acordada pelo marido, Ross Colquhoun, ela reagiu dizendo: "Não seja ridículo".
O Nobel de Medicina deste ano foi concedido a Brunkow, Fred Ramsdell e Shimon Sakaguchi, pelo estudo que identificou as células T reguladoras, responsáveis por manter o equilíbrio do sistema imunológico. As descobertas abriram caminho para tratamentos de doenças autoimunes, terapias contra o câncer e avanços em transplantes de células-tronco.

Ramsdell também não atendeu à ligação do comitê, pois estava de férias no Parque Nacional de Yellowstone, com o celular em modo avião. Ele descobriu a premiação cerca de 12 horas depois, quando recuperou o sinal. Sua esposa foi quem o avisou após as notificações inundarem o aparelho.
Cinco dos nove vencedores das categorias científicas deste ano estavam nos Estados Unidos no momento do anúncio, e muitos dormiam devido à diferença de fuso de seis horas em relação à Suécia. Outros dois laureados estavam no Japão, onde o relógio marcava sete horas à frente de Estocolmo. Um deles também achou que a ligação fosse de telemarketing.
- O Prêmio Nobel, concedido anualmente nas áreas de medicina, física, química, economia, literatura e paz, é uma das honrarias mais prestigiadas do mundo. Entre os históricos laureados estão Albert Einstein, Marie Curie e Nelson Mandela.
