Risco de acidente vascular no salão de beleza? Estudo mostra correlação em alguns casos

Essa curiosa síndrome ocorre quando a hiperextensão cervical interrompe o fluxo sanguíneo cerebral, provocando sintomas como tontura, desequilíbrio e dor de cabeça — semelhantes aos de um AVC.

Por incrível que pareça, já houve casos em que algo tão banal quanto inclinar o pescoço para lavar o cabelo já resultou em consequências graves. A chamada Síndrome do AVC de Salão de Beleza (BPSS) surge quando a hiperextensão cervical interrompe o fluxo sanguíneo cerebral, provocando sintomas como tontura, desequilíbrio e dor de cabeça — semelhantes aos de um AVC, informou o estudo recente publicado no The American Journal of Emergency Medicine. 

Uma revisão de estudos identificou 54 casos no mundo, a maioria em mulheres e ocorridos em salões de beleza. Exames como ressonância magnética e angiografia revelaram que o problema está ligado à compressão ou dissecção das artérias cervicais, uma lesão na parede do vaso sanguíneo que faz com que o sangue vaze entre as camadas do tecido. O tratamento inclui anticoagulantes e, em casos graves, cirurgia.

Médicos e profissionais de estética alertam que, embora rara, a síndrome exige atenção. Evitar posições forçadas do pescoço e procurar ajuda médica diante de sintomas neurológicos pode evitar complicações mais sérias.