
OTAN anuncia demonstração anual de poder nuclear: 'mensagem clara' para adversários

O exercício anual "Steadfast Noon" da Organização do Tratado do Atlântico do Norte (OTAN) terá início na próxima segunda-feira (13), anunciou o Secretário-Geral da organização, Mark Rutte.
"É um treino regular que nos ajuda a garantir que a nossa dissuasão nuclear permaneça tão crível, segura e eficaz quanto possível", afirmou Rutte nesta sexta-feira (10). O secretário reforçou que tais exercícios "mandam uma mensagem clara a qualquer adversário".
Segundo o Washington Post, os exercícios serão liderados pelos Países Baixos, mobilizando uma frota de 71 aeronaves e 14 países-membros da OTAN. As duas semanas de atividades envolverão bases na Bélgica, na Dinamarca, no Reino Unido e nos próprios Países Baixos, destacando-se a base aérea de Volkel.

O chefe de operações nucleares da OTAN, Coronel Daniel Bunch, confirmou que "uma variedade de ameaças diferentes são avaliadas" pela organização, segundo a reportagem.
A publicação ainda informa que autoridades da OTAN se recusam a revelar os cenários de teste das capacidades nucleares da aliança, mas insistem que o evento não se direciona a nenhum país em particular.
