
Conheça María Corina Machado, opositora de Maduro que venceu o Prêmio Nobel da Paz

A política opositora venezuelana María Corina Machado foi declarada vencedora do Prêmio Nobel da Paz, nesta sexta-feira (10), "por seus esforços persistentes em favor da restauração pacífica da democracia e dos direitos humanos na Venezuela".

Machado, conhecida por suas declarações controversas, foi uma das principais apoiadoras do candidato de oposição ao presidente Nicolás Maduro nas eleições de 2024, Edmundo González.
Após a vitória de Maduro, Machado teria fugido para a Espanha, de acordo com o presidente venezuelano, citado pelo ministro da Comunicação da Venezuela em seu canal no Telegram.
Anteriormente, de acordo com a agência Reuters, a política defendeu publicamente a imposição de sanções econômicas contra seu próprio país, argumentando que elas seriam necessárias como forma de pressionar o governo atual, fato que a levou a ser investigada pelo Ministério Público venezuelano por crime de lesa-pátria, segundo informou o órgão em novembro do ano passado.
Uma de suas declarações mais polêmicas foi quando afirmou que "para os Estados Unidos, a Venezuela é uma questão de segurança hemisférica", posição que foi criticada por ignorar o princípio da soberania nacional.
Além disso, de acordo com a mídia local, Machado chegou a defender abertamente uma intervenção militar estrangeira para promover uma mudança de governo em seu país, caracterizando publicamente o governo Maduro como uma "organização criminosa" que atuaria em conluio com redes internacionais ilegais.

