Rússia anunciará em breve novas armas para o arsenal do país, declara Putin

"A novidade e a modernidade estão em um nível altíssimo, e nós as mantemos", disse Putin, referindo-se especificamente aos sistemas de mísseis intercontinentais.

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (10) durante coletiva de imprensa após sua visita ao Tajiquistão, que a Rússia em breve revelará novas armas para o arsenal do país.

"Em breve teremos a oportunidade de apresentar um relatório sobre as novas armas. Os testes estão em andamento e estão se mostrando bem-sucedidos", declarou o presidente russo, destacando os componentes inovadores do sistema de dissuasão estratégica.

Ele também destacou o quão avançados são os componentes do sistema de dissuasão estratégica. "Essa é a novidade da nossa dissuasão nuclear. Ela supera a dissuasão de qualquer outra potência nuclear. E estamos a desenvolvendo ativamente", afirmou.

"Repito, a novidade e a modernidade, como dizem os militares, estão em um nível altíssimo, e nós as mantemos", disse Putin, referindo-se especificamente aos sistemas de mísseis intercontinentais.

As declarações de Putin ocorrem no contexto da proposta da Rússia aos Estados Unidos de estender o Tratado START III sobre a redução de armas ofensivas estratégicas.

Putin havia afirmado que Moscou está disposta a prorrogar o tratado por mais um ano após seu vencimento em 5 de fevereiro de 2026, caso os EUA tomem medidas semelhantes.