O presidente russo, Vladimir Putin, declarou que Moscou "se mantém fiel" aos acordos alcançados durante sua reunião com seu homólogo norte-americano, Donald Trump, realizada em agosto no Alasca.
O presidente indicou que ambos concordaram em "refletir" sobre um plano para pôr fim ao conflito ucraniano por "meios pacíficos", o que, segundo ele, são "questões complexas que exigem uma análise mais profunda".
No entanto, ele garantiu que a Rússia "mantém a linha da discussão que ocorreu em Anchorage": "Não mudamos nada da nossa parte e acreditamos que ambas as partes devem continuar trabalhando nisso", acrescentou.
- O presidente russo chegou a Dushanbé, capital do Tajiquistão, na quarta-feira (8) e foi recebido pessoalmente por seu homólogo tajique, Emomali Rahmon. Os líderes trocaram apertos de mão e abraços amigáveis.
- Durante a reunião bilateral com Rahmon, Putin enfatizou que o Tajiquistão é um aliado confiável da Rússia, especialmente nas áreas de segurança e defesa, e disse que Moscou valoriza as relações com Dushanbé e ressaltou que cumprirá seus compromissos com a nação centro-asiática.