
Não houve crise nas relações entre Rússia e Azerbaijão, diz Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, afirmou nesta sexta-feira (10) que a Rússia e o Azerbaijão não enfrentam uma crise em suas relações.
No dia anterior, Putin se encontrou com o presidente azeri, Ilham Aliyev, e explicou as causas da queda de um avião da Embraer da Azerbaijan Airlines AZAL no Cazaquistão em dezembro de 2024.

"Eu nem diria que tivemos algum tipo de crise nas relações entre os países. Por quê? Se tivesse sido uma crise nas relações, não teríamos visto o estreitamento dos laços comerciais e econômicos. Mas, apesar de tudo o que vimos e vivenciamos, o crescimento — e um crescimento significativo — continuou. Então, que tipo de crise nas relações é essa?", declarou o presidente.
Putin sugeriu que provavelmente se tratava de "uma crise emocional": "E o motivo é claro. Porque estávamos diante de um evento muito difícil, um evento trágico: a perda de um avião e de seus passageiros. Portanto, tínhamos que lidar com isso com calma", explicou.
A Rússia teve que conduzir exames técnicos altamente complexos, localizar as caixas-pretas, coletar dados dos serviços de controle de tráfego aéreo e juntar tudo, explicou o presidente russo.
"Espero sinceramente que tenhamos virado a página e avancemos sem problemas, desenvolvendo nossos contatos e implementando os planos ambiciosos que ambos os países têm em logística, cooperação industrial e assuntos humanitários", disse.
"As emoções são, claro, inevitáveis, mas é melhor mantê-las sempre sob controle para que não interfiram no trabalho e no progresso", enfatizou o presidente russo.
