Após mais de dois anos de massacres israelenses, – desde a operação militar do Hamas de 7 de outubro de 2023 –, e várias tentativas de paz na Faixa de Gaza, o cessar-fogo entre o Hamas e Israel, que marca a primeira fase do plano de paz proposto pelos Estados Unidos, entrou em vigor nesta sexta-feira (10), ao meio-dia, no horário local.
"Desde as 12h, tropas das FDI começaram a se posicionar ao longo das linhas de mobilização atualizadas, em preparação para o acordo de cessar-fogo e o retorno dos reféns", informaram as Forças de Defesa de Israel.
"Tropas das FDI do Comando Sul estão posicionadas na área e continuarão a eliminar qualquer ameaça imediata", diz o comunicado.
O plano de paz
Na quarta-feira (8), o presidente americano Donald Trump confirmou o avanço no processo de paz no Oriente Médio e afirmou que "todos os reféns serão libertados muito em breve".
"Tenho muito orgulho em anunciar que Israel e o Hamas aprovaram a primeira fase do nosso Plano de Paz", escreveu em sua rede social, a Truth Social.
Trump afirmou que "Israel retirará suas tropas para uma linha acordada como primeiros passos rumo a uma paz forte, duradoura e eterna" e que as negociações serão conduzidas de forma justa.
- Na segunda-feira (6), delegações de Israel e do Hamas se reuniram no Egito com mediadores internacionais para discutir o fim do conflito na Faixa de Gaza.