Peru vive caos político após Congresso derrubar presidente

O Congresso peruano votou pela aprovação do impeachment da presidente Dina Boluarte por "incapacidade moral permanente".

O Congresso do Peru aprovou nesta sexta-feira (10) o impeachment da presidente Dina Boluarte por "incapacidade moral permanente".

A moção foi aprovada por 122 votos a favor, sem votos contrários nem abstenções. O presidente do Congresso, José Jerí, assumiu o comando do país, conforme prevê a legislação.

Mensagem do presidente interino

Após tomar posse, Jerí fez um pronunciamento à nação.

"Povo peruano, hoje assumo humildemente a presidência da República por sucessão constitucional para instalar e liderar um amplo governo de transição, de empatia e reconciliação nacional", disse o novo chefe de Estado, que ficará no cargo até 26 de julho de 2026.

Ele pediu a construção de "acordos mínimos" diante da "constante crise política" vivida pelo país, marcada por "governos que não cumprem seus mandatos, instituições enfraquecidas e uma cidadania cansada", em meio a uma onda de criminalidade.

Boluarte também fez um pronunciamento do Palácio do Governo, no qual destacou o que considerou avanços de sua gestão em áreas sociais. "Em todos os momentos, clamei pela unidade, pela colaboração e pela luta pelo nosso país", afirmou.