
Exército brasileiro testa míssil longo alcance em operação militar na Amazônia
As Forças Armadas do Brasil lançaram na quinta-feira (9), em Bonfim (RR), o sistema Astros, o míssil de maior alcance já desenvolvido no país. A iniciativa integra os exercícios da Operação Atlas, segundo a imprensa local.
Maior míssil brasileiro de longo alcance é disparado pela primeira vez na Amazônia durante Operação AtlasExército e Força Aérea realizaram simulação de combate em Bonfim, com uso do sistema Astros, tecnologia nacional capaz de atingir alvos a 300 km de distância. pic.twitter.com/bZ5kUAdqrE
— 𝕀𝕟𝕥𝕖𝕣𝔽𝕒𝕥𝕠𝕤 (@inter_fatos) October 9, 2025
Capaz de disparar foguetes e mísseis com alcance de até 300 km, o sistema é reconhecido pela precisão e pela adaptação a diferentes tipos de terreno, sendo uma das plataformas de artilharia mais avançadas da América Latina.

O treinamento simulou um cenário de combate real, com a participação de aeronaves da Força Aérea, tanques, veículos blindados e artilharia terrestre. O Ministério da Defesa informou que a operação tem o objetivo de testar a atuação conjunta das três forças e fortalecer a defesa na Amazônia.
"A Operação Atlas coroou um deslocamento inédito de tropas e equipamentos de todas as regiões do país até Roraima, demonstrando a integração entre Exército, Marinha e Aeronáutica", afirmou o general Viana Filho, comandante militar da Amazônia.
A Operação Atlas 2025 começou em 30 de junho e deve ser concluída no início de dezembro.
