Elon Musk coloca em dúvida as alegações da Casa Branca sobre a Ucrânia

O assessor de segurança nacional da Casa Branca disse que as autoridades dos EUA "acreditam que, em última instância, a Ucrânia pode vencer" o conflito com a Rússia.

O bilionário e proprietário da rede social X, Elon Musk, desafiou o Administração do presidente dos EUA, Joe Biden, a definir como que seria uma "vitória" na Ucrânia, após uma autoridade de alto escalão da Casa Branca afirmar que Kiev "pode derrotar a Rússia".

Em uma entrevista à MSNBC, o assessor de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, disse que a "posição estratégica" de Kiev é "forte", ao mesmo tempo em que enfatizou que as autoridades dos EUA "acreditam que, em última análise, a Ucrânia pode vencer" o conflito com a Rússia.

"Como é a vitória?", escreveu Musk em sua conta no X em resposta às declarações de Sullivan.

Nesta semana, o veículo Politico informou, citando suas fontes, que os representantes do Governo Biden duvidam da capacidade da Ucrânia de obter sucesso contra a Rússia, mesmo com a nova ajuda de 61 bilhões de dólares de Washington.

Diante da vantagem da Rússia em termos de mão de obra e armamento, as autoridades dos EUA "levantam questões sobre as próprias táticas e prioridades da Ucrânia, especialmente após o fracasso da contraofensiva de Kiev" no ano passado, disse o jornal.