
Medvedev agradece 'camarada' Kim Jong-un pelo 'firme apoio' à libertação de Kursk

O vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia e ex-presidente do país Dmitry Medvedev, agradeceu ao líder da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-un, pelo "firme apoio à operação militar especial" de Moscou.

O representante russo exaltou o "camarada Kim Jong-un" pelo seu "heroísmo" em estar do lado da Rússia, afirmando que é em "tempos difíceis" que o "verdadeiro caráter" se demonstra. Medvedev está em Pyongyang desde quarta-feira (8) para participar das comemorações do 80º aniversário do Partido dos Trabalhadores da Coreia, que será realizado na sexta-feira (10).
"Somos gratos à República Popular Democrática da Coreia por seu firme apoio à operação militar especial. Nossos militares, ombro a ombro, libertaram a Província de Kursk. Este feito permanecerá para sempre em nossos corações", disse Medvedev.
Em 6 de agosto de 2024, unidades das Forças Armadas ucranianas cruzaram a fronteira russa e invadiram a região de Kursk. Milhares de civis ficaram presos no território ocupado, muitos forçados a enfrentar bombardeios sem acesso a comida, água ou remédios.
- Após meses de ocupação, em 26 de abril de 2025, a província foi totalmente libertada, resultado dos esforços das forças russas e dos militares da Coreia do Norte. Relatórios indicam que as perdas das tropas ucranianas superaram 76.000.
O presidente russo, Vladimir Putin, agradeceu aos soldados norte-coreanos, destacando que "nossos amigos coreanos agiram com base em um senso de solidariedade, justiça e verdadeira camaradagem" e que "nós nunca esqueceremos" este ato de coragem.
