Notícias

EUA anuncia apoio financeiro ao governo Milei em formato de swap bilionário

As medidas anunciadas pelo secretário Scott Bessent tem por objetivo fortalecer a moeda argentina, contendo a volatilidade.
EUA anuncia apoio financeiro ao governo Milei em formato de swap bilionárioGettyimages.ru / Andrew Harnik

O Secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, anunciou na tarde desta quinta-feira (9) que Washington finalizou uma linha de swap de 20 bilhões de dólares (R$ 107 bilhões) com a Argentina. O Tesouro americano também realizou compras diretas de pesos argentinos, reforçando o suporte financeiro ao país sul-americano.

"A Argentina enfrenta um momento de falta aguda de liquidez. A comunidade internacional, incluindo o FMI [Fundo Monetário Internacional], está unida em apoio à Argentina e à sua prudente estratégia fiscal, mas apenas os Estados Unidos podem agir rapidamente. E nós agiremos", escreveu Bessent em sua rede X.

A negociação foi concluída após quatro dias de reuniões entre Bessent e o ministro da Economia da Argentina, Luis Caputo, nas quais também discutiram a "estreita coordenação com o FMI em relação aos compromissos" reforçando o alinhamento de Buenos Aires com as metas do organismo financeiro internacional.

"Fiquei encorajado pelo foco deles em alcançar uma liberdade econômica financeiramente sólida para o povo argentino por meio de impostos mais baixos, maior investimento, criação de empregos no setor privado e parcerias com aliados",relatou Bessent, destacando que as políticas argentinas estão alinhadas com as prioridades de Washington.

Em sua rede X, Caputo agradeceu a Scott Bessent pelos "esforços, profissionalismo e dedicação" para chegar a um acordo diplomático. Na próxima semana, novas reuniões serão realizadas entre os representantes para dar continuidade às negociações.

  • Um swap é um tipo de acordo temporário entre dois países para trocar moedas. Nesse caso, os Estados Unidos fornecem dólares à Argentina agora, e o governo argentino se compromete a devolver o valor — com juros — em uma data futura, recebendo de volta seus pesos.