Notícias

Espanha deveria ser expulsa da OTAN, diz Trump

O presidente dos EUA criticou o país ibérico por sua recusa em aumentar seus gastos com defesa para 5% do PIB até 2035.
Espanha deveria ser expulsa da OTAN, diz TrumpRT

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (9) que a Espanha deveria ser expulsa da OTAN, classificando o país como "atrasado".

"Tínhamos um [país] atrasado, e era a Espanha. É preciso ligar para eles e descobrir por que ficaram para trás. E eles estão indo bem graças a muitas das coisas que fizemos", declarou o mandatário durante uma coletiva de imprensa após sua reunião na Casa Branca com seu homólogo finlandês, Alexander Stubb.

Trump criticou a decisão da Espanha de se recusar a atender suas exigências e aumentar os gastos com defesa para 5% do PIB até 2035."Não têm desculpa para não fazê-lo, mas tudo bem. Talvez deveriam expulsá-los da OTAN, francamente", afirmou.

A Espanha foi o único país na cúpula da OTAN em Haia, realizada em junho deste ano, a se recusar a aderir ao acordo. O governo espanhol argumentou que, caso assumisse o compromisso, seria necessário aumentar impostos, eliminar benefícios de desemprego e maternidade e reduzir em 40% todas as pensões.

Desde então, as tensões entre o país europeu e os Estados Unidos têm aumentado, com Washington ameaçando Madrid em diversas ocasiões para forçá-lo a elevar os gastos militares. Nesse contexto, o presidente norte-americano advertiu que, caso a Espanha não cumpra o acordo de defesa, a diferença poderia ser compensada por meio de um acordo comercial bilateral.