'Encerramos a guerra em Gaza', diz Donald Trump sobre seu acordo de paz entre Israel e Hamas

Presidente dos Estados Unidos anunciou a data de libertação dos reféns e afirmou que o enclave palestino será reconstruído.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (9), durante a reunião de seu gabinete, que a Faixa de Gaza será reconstruída, embora não seja um processo rápido, e declarou ver um horizonte de paz no Oriente Médio.

"Na noite passada, alcançamos um avanço histórico para o Oriente Médio, algo que diziam que nunca seria possível. Encerramos a guerra em Gaza", disse Trump.

Ao expressar sua esperança por "uma paz duradoura" na região, "que dure para sempre", Trump adiantou que todos os reféns ainda mantidos sob poder do Hamas serão libertados na segunda (13) ou terça-feira (14).

Libertá-los "é um processo complicado", mas, quando chegar o momento, "será um dia de alegria", disse o presidente, acrescentando que pretende estar presente pessoalmente.

O presidente também falou sobre o estado em que os reféns retornarão, alertando que 28 deles são "pessoas mortas".

Acordo será assinado no Egito

Trump destacou ainda que o processo até o plano de paz reuniu todos os atores-chave da região, como Catar, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos e que a assinatura do acordo para o enclave palestino será realizada no Egito.

"Na sua maioria jovens, na sua maioria homens, mas garotos", disse Trump. "Uma mulher falou sobre seu bebê. O 'bebê' dela tem 25 anos, mas para ela é um bebê, e nós os estamos trazendo para casa", acrescentou.