Notícias

NBC: Israel realizou ataques mortais em áreas de Gaza consideradas seguras para civis

"As pessoas são evacuadas, usam as estradas que lhes foram indicadas, vão para o local que lhes foi indicado e depois são atingidas por um ataque aéreo ou uma invasão terrestre", afirmou a diretora de programas da Human Rights Watch.
NBC: Israel realizou ataques mortais em áreas de Gaza consideradas seguras para civisLegion-media.ru / Abed Rahim Khatib / Dpa

Inúmeros ataques mortais israelenses foram lançados contra áreas da Faixa de Gaza que as Forças de Defesa de Israel (FDI) haviam marcado como zonas seguras, de acordo com uma investigação da NBC News.

O canal compilou as coordenadas de GPS de sete ataques aéreos realizados pelo Exército do país judeu entre janeiro e abril e, após analisá-las, determinou que todos os bombardeios atingiram locais identificados pelas FDI como zonas de evacuação em um mapa interativo online que foi publicado em 1º de dezembro de 2023. O mapa não foi atualizado desde então, e o Exército israelense disse à mídia que ainda é atual. 

"As pessoas são evacuadas, usam as estradas que lhes foram indicadas, vão para o lugar que lhes foi indicado e depois são atingidas por um ataque aéreo ou uma invasão terrestre", detalhou Sari Bashi, a diretora de programas da organização Human Rights Watch. "Não há nenhum lugar seguro em Gaza", concluiu.

A NBC News enviou às FDI as coordenadas de GPS dos sete ataques a áreas que foram identificadas como seguras, mas a resposta foi que "não têm conhecimento de nenhum ataque nas coordenadas e horários fornecidos".