
Pesquisa coloca Lula no topo de todas as projeções para eleições de 2026

O último levantamento da Genial/Quaest, divulgado nesta quinta-feira (9), indica que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva permanece no topo de todas as projeções, tanto para primeiro quanto para segundo turno das eleições de 2026.
A metodologia de pesquisa envolveu mais de 2 mil entrevistas com brasileiros de 16 anos ou mais e aponta 95% de confiança com margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os nove adversários testados foram Jair Bolsonaro (PL-RJ), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Ratinho Júnior (PSD-PR), Ciro Gomes (PDT-CE), Romeu Zema (Novo-MG), Ronaldo Caiado (União Brasil-GO), Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), Michelle Bolsonaro (PL-RJ) e a Eduardo Leite (PSDB-RS).
O cenário mais favorável para a oposição é representado pela candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro, com 26% de intenções de voto no primeiro turno e 36% no segundo, ainda perdendo para o presidente Lula por 10% em ambos os casos.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro seria a segunda maior opositora, que alcançaria 34% contra 46% de Lula em um eventual segundo turno.
Popularidade do governo
O instituto Genial/Quaest também publicou uma pesquisa sobre a avaliação pública do governo Lula, que adotou a mesma metodologia. Dentre as informações divulgadas, a pesquisa aponta que a aprovação do governo em outubro superou a desaprovação entre as mulheres e a população entre 35 e 59 anos pela primeira vez no ano.
A tendência geral é de crescimento das avaliações positivas em meio ao encontro de Lula com Trump na ONU e à aprovação da reforma do imposto de renda, cuja percepção também foi avaliada.
