Um suposto golpista enganou uma mulher sul-coreana fazendo-se passar por Elon Musk e, depois disso, convenceu-a a investir cerca de 51 mil dólares em um de seus projetos.
Os dois se comunicaram por meio de chamadas de vídeo, mensagens e troca de fotos em um aplicativo de mensagens instantâneas, de acordo com as mídias locais, que qualificam esses tipo de situação como um "golpe romântico".
A mulher viveu em 17 de julho passado "algo como um sonho", quando viu que 'Musk' a havia adicionado como amiga em uma de suas redes. Na época, ela era uma grande fã do fundador da Tesla e da SpaceX, mas admite que teve dúvidas no início quando o impostor entrou em contato com ela.
As dúvidas logo desapareceram, porque o 'Musk' enviou a ela sua identidade e uma foto tirada por ele no trabalho. O 'homem' com o rosto do bilionário, que, supostamente, não era mais que um 'deepfake', contou a ela sobre seus filhos e como voa em um helicóptero para seu escritório entre as instalações de suas empresas. Também explicou que entra em contato com seus "fãs" aleatoriamente e pôde citar brevemente o suposto conteúdo de sua conversa (real) com o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol.
Para completar, o golpista disse à sua vítima em uma chamada de vídeo: "Eu te amo, você sabia disso? Também afirmou que "se alegrava" quando seus fãs "ficavam ricos" por causa dele.
Por fim, o 'deepfake' consegui a transferência do valor acordado para uma conta que "estava nas mãos de um de seus funcionários coreanos". Esse interlocutor digital prometeu investir o dinheiro em nome de sua vítima.
- De acordo com as mídias sul-coreanas, esse é um típico golpe romântico, envolvendo inteligência artificial.
- Há exatamente um ano, o presidente Yoon Suk-yeol pediu ao fundador real da Tesla e da SpaceX que fizesse um investimento na Coreia do Sul.