Notícias

Durante encontro, Putin revela ao presidente do Azerbaijão as causas da queda do Embraer da Azal

Aliyev agradeceu ao presidente russo pelas informações sobre as causas do acidente.
Durante encontro, Putin revela ao presidente do Azerbaijão as causas da queda do Embraer da Azal

O presidente russo, Vladimir Putin, se encontrou com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, nesta quinta-feira (9) durante sua visita oficial ao Tajiquistão.

Durante a reunião, Putin explicou as causas da queda de um avião da Embraer da Azerbaijan Airlines AZAL no Cazaquistão em dezembro de 2024.

Putin observou que a queda do avião se deveu, em parte, à presença de um drone de combate das Forças Armadas Ucranianas no céu. No dia da queda do Azal, a Rússia perseguiu três drones ucranianos que cruzaram a fronteira russa. Dois mísseis disparados pelo sistema de defesa aérea russo não atingiram diretamente a aeronave, mas explodiram a vários metros de distância.

O presidente expressou suas profundas condolências às famílias das vítimas do acidente e afirmou que, durante a primeira ligação telefônica, ele havia pedido desculpas pela tragédia.

A Rússia, reiterou Putin, está fornecendo toda a assistência possível à investigação do acidente aéreo no Azerbaijão.

Aliyev agradeceu ao presidente russo pelas informações sobre as causas do acidente.

Acidente de avião

Um Embraer 190 da Azerbaijan Airlines AZAL que voava de Baku para Grozny caiu em 25 de setembro de 2024 na pista do aeroporto de Aktau depois de sobrevoar a área.

Enquanto o avião sobrevoava o mar Cáspio, ele enviou um sinal de socorro e se dirigiu ao Cazaquistão. A bordo da aeronave estavam 37 cidadãos do Azerbaijão, 16 da Rússia, seis do Cazaquistão e três do Quirguistão. Pelo menos 32 pessoas sobreviveram, informou o Gabinete do Procurador Geral do Azerbaijão.