Tapete vermelho, flores, guarda de honra: ex-república soviética recebe Putin (VÍDEO)

O presidente russo, Vladimir Putin, continua sua visita de Estado ao Tajiquistão, que se estenderá até 10 de outubro. O segundo dia começou com uma cerimônia de recepção oficial.
Putin chegou em sua limusine Aurus à praça em frente à entrada principal do Palácio da Nação, em Dushanbe, capital do país.
O presidente russo foi recebido pelo presidente tadjique Emorali Rahmon com um caloroso abraço.
🇷🇺🤝🇹🇯Começa o segundo dia da visita de Putin ao TajiquistãoO presidente da Rússia, Vladimir Putin, foi recebido pelo presidente tadjique Emorali Rahmon com um caloroso abraço. pic.twitter.com/euNQ2esfHk
— RT Brasil (@rtnoticias_br) October 9, 2025
Os chefes de Estado foram recebidos por uma guarda de honra e uma orquestra tocando o hino russo.
🪖Putin y Rajmón presenciaron un desfile militar frente al Palacio de la Nación en Dusambé, la capital de Tayikistán, donde se celebrará una reunión bilateral. pic.twitter.com/lbGkO4261t
— RT en Español (@ActualidadRT) October 9, 2025
Durante a reunião bilateral, Putin enfatizou que o Tajiquistão é um aliado confiável da Rússia -, especialmente nas áreas de segurança e defesa -, e afirmou que Moscou valoriza as relações com Dushanbe e que a Rússia cumprirá seus compromissos.
"Cumprimos todos os acordos, todos os nossos objetivos fundamentais, já estabelecidos no Tratado de Amizade de 1993. As relações estão se desenvolvendo muito positivamente, e em todas as áreas: as relações comerciais e econômicas estão se desenvolvendo em um bom ritmo", afirmou o presidente russo.
Putin também agradeceu a Rakhmon pelo especial interesse do Tadjiquistão pela língua russa. "No campo da cooperação humanitária, gostaria de agradecer especialmente por seu grande interesse pela cultura e língua russas", observou o presidente russo, destacando a cooperação entre os dois países na área da educação.
