O secretário-geral da ONU, António Guterres, parabenizou nesta quarta-feira (8) "o anúncio de um acordo para garantir um cessar-fogo e a libertação de reféns em Gaza" com base no plano de paz apresentado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
"Elogio os esforços diplomáticos dos Estados Unidos, Catar, Egito e Turquia na mediação deste avanço tão necessário", escreveu Guterres em sua rede X.
Ele solicitou que os envolvidos nas negociações cumpram o que foi determinado no acordo e que "todos os reféns devem ser libertados de maneira digna", além de ressaltar que "um cessar-fogo permanente precisa ser garantido".
"A ONU apoiará a implementação completa do acordo e ampliará a entrega de ajuda humanitária contínua e baseada em princípios, além de avançar nos esforços de recuperação e reconstrução em Gaza", comunicou o secretário-geral da ONU.
Guterres ressaltou que a ajuda humanitária deve entrar imediatamente em Gaza e "sem obstáculos", afirmando que "o sofrimento precisa acabar".
Na noite desta quarta-feira (8), Donald Trump anunciou que Israel e Hamas assinaram a primeira fase de seu plano de paz e prometeu que "todos os reféns serão libertados muito em breve".
Logo em seguida, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, comemorou o desfecho diplomático e garantiu que, na quinta-feira (9), reunirá todos os integrantes de seu governo "para aprovar o acordo".