Notícias

Zelensky faz nova ameaça a Moscou em meio ao avanço das tropas russas

O líder do regime de Kiev aprovou novos planos para o Serviço de Segurança da Ucrânia.
Zelensky faz nova ameaça a Moscou em meio ao avanço das tropas russasGettyimages.ru / Michael Kappeler

O líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, anunciou nesta quarta-feira (8) que aprovou um plano do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) para realizar operações contra a Rússia, ameaçando Moscou com "respostas assimétricas".

"Aprovei alguns planos para o Serviço, nossas respostas assimétricas à Rússia", escreveu em sua conta no Telegram.

Zelensky também declarou ter participado de um "extenso briefing" com o Comandante-em-Chefe Alexander Syrsky. "Passamos quase uma hora com ele revisando todas as linhas de frente, os preparativos da nossa brigada e os suprimentos", relatou.

O anúncio ocorre em meio ao avanço das tropas russas em quase todas as direções do front. Segundo o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas Russas e Primeiro Vice-Ministro da Defesa, Valery Gerasimov, a Rússia continua a liberar centenas de quilômetros de território durante sua operação especial. As ações militares mais intensas têm sido registradas na área de atuação do agrupamento central de tropas, nas direções de Krasnoarmeysk e Dnepropetrovsk.

Ao comentar o avanço, o presidente russo Vladimir Putin reiterou que "a tarefa comum continua a mesma: garantir a realização incondicional de todos os objetivos que as tropas [russas] enfrentam durante a operação militar especial".