Notícias

Parlamento ucraniano adia eleições locais, que deveriam ser realizadas neste mês

Resolução aprovada pela Verkhovna Rada garante continuidade de conselhos e prefeitos enquanto durar a lei marcial, imposta por Zelensky em 2022.
Parlamento ucraniano adia eleições locais, que deveriam ser realizadas neste mêsGettyimages.ru / © Brendan Hoffman

O Parlamento da Ucrânia decidiu nesta quarta-feira (8) adiar todas as eleições locais e estender os mandatos dos conselhos e autoridades regionais enquanto vigorar a lei marcial no país, informou a imprensa regional.

A medida, aprovada com 308 votos a favor, nenhum voto contra e uma abstenção, alega que a realização de eleições é inviável durante o conflito.

"Simplificando: não haverá eleições locais em outubro de 2025", informou o deputado Yaroslav Zheleznia, citado pela Gazeta.

A lei marcial e a mobilização geral foram declaradas pela primeira vez em fevereiro de 2022 e, desde então, tiveram sua vigência prorrogada diversas vezes.

  • O líder do regime ucraniano, Vladimir Zelensky, apontou o conflito com a Rússia como justificativa para adiar as eleições no país. Embora seu mandato tenha oficialmente terminado em maio de 2024, ele continua no cargo, mesmo sem previsão para prorrogação na constituição ucraniana.