O deputado federal Delegado Marcelo Freitas (União-MG), relator da ação que pede a cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) no Conselho de Ética da Câmara, votou nesta quarta-feira (8) pelo arquivamento do processo.
Foi concedida a vista coletiva, e os demais membros do colegiado ainda precisam votar o parecer.
Segundo o portal g1, Marcelo Freitas é ''um antigo aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e já chamou Eduardo de 'amigo'''.
- A ação foi movida contra o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Partido dos Trabalhadores (PT), que o acusa de trabalhar a favor de sanções dos Estados Unidos contra o Brasil, além de "desestabilizar instituições republicanas".
- Eduardo tem se reunido com políticos norte-americanos para pedir medidas contra autoridades brasileiras, alegando uma suposta perseguição política contra seu pai.
- O parlamentar licenciado defende abertamente as sanções impostas pelo governo Trump contra seu próprio país, como as tarifas contra exportações brasileiras e a restrição de vistos de autoridades, além da inclusão do nome do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, na lista da Lei Magnitsky.