Notícias

Putin chega ao Tajiquistão para visita oficial; confira principais pontos da agenda

Nos próximos dias, o presidente russo participará da reunião do Conselho de Chefes de Estado da CEI, onde serão assinados documentos para cooperação militar e em outras áreas.
Putin chega ao Tajiquistão para visita oficial; confira principais pontos da agendaSputnik / Kristina Kormilitsyna

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, chegou nesta quarta-feira (8) a Dushanbe, capital do Tajiquistão, em uma visita de Estado que se prolongará até 10 de outubro.

O assessor presidencial Yuri Ushakov informou que, no primeiro dia da viagem, está previsto um almoço informal com o presidente tajique, Emomali Rajmon. Na quinta-feira (9), será realizada uma reunião bilateral entre os dois líderes em formato presencial, seguida de negociações em formato ampliado.

Também na quinta-feira, terá início a segunda cúpula Rússia-Ásia Central, na qual os participantes (incluindo também os líderes do Cazaquistão, Turcomenistão, Uzbequistão e Quirguistão) discutirão questões relacionadas à futura cooperação mútua em um formato de seis frentes: comercial, econômico, financeiro, industrial, logístico, energético, entre outros.

Já no dia 10 de outubro, Putin participará da reunião do Conselho de Chefes de Estado da Comunidade de Estados Independentes (CEI). Na cúpula, está prevista a assinatura de uma série de documentos, incluindo o programa de cooperação dos Estados-membros da CEI no combate ao terrorismo e ao extremismo, o conceito de cooperação militar e a declaração sobre cooperação em matéria de segurança jurídica regional.

A delegação russa é composta, entre outros, pelos vice-primeiros-ministros Alexey Overchuk e Marat Khusnulli, pelo ministro da Defesa, Andrey Belousov; pelo ministro do Interior, Vladimir Kolokoltsev; pelo ministro das Finanças, Anton Siluanov; pelo ministro do Desenvolvimento Econômico, Maksim Reshetnikov; pelo ministro da Indústria e Comércio, Anton Alijanov; e pelo diretor-geral da Rosatom, Alexey Likhachev.