
Operação da PF prende 55 acusados de crimes de abuso sexual infantil

A Polícia Federal (PF) realizou, nesta quarta-feira (8), a Operação Nacional Proteção Integral III, com o objetivo de prender indivíduos responsáveis por crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes, sobretudo na internet, culminando em 55 prisões em flagrante.
Em suas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva celebrou a operação, assegurando que ''não haverá impunidade para os criminosos que abusam de crianças e adolescentes por meio da internet''.
Não haverá impunidade para os criminosos que abusam de crianças e adolescentes por meio da internet. Hoje, demos mais um passo importante no combate aos crimes digitais. A Policia Federal, com o apoio das Polícias Civis, realizou uma megaoperação contra o abuso sexual de crianças… pic.twitter.com/eB9zOel9mC
— Lula (@LulaOficial) October 8, 2025
Além de mobilizar 800 agentes policiais civis e federais, o trabalho contou com a colaboração de autoridades de 16 estados para o cumprimento de 182 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva, além da apreensão de dois menores e o resgate de duas vítimas.

Segundo a PF, a operação reforça o combate aos crimes cibernéticos que violam a dignidade sexual de menores, seguindo os esforços das edições anteriores, realizadas em março e maio deste ano. A instituição indicou que, desde o início deste ano, já foram cumpridos mais de 1.630 mandados de prisão de foragidos condenados por crimes desta natureza.
A nota da PF também destacou a necessidade dos pais e responsáveis monitorarem o uso da internet por crianças e adolescentes, a fim de orientar sobre os riscos de contatos impróprios nas redes.
