4 fatores de risco estão por trás de 99% dos ataques cardíacos e derrames

Pesquisadores analisaram dados de mais de 9 milhões de adultos e concluíram que 99% dos eventos cardiovasculares foram precedidos por essas condições.

Quase todos os indivíduos que apresentam doenças cardíacas e eventos cardiovasculares graves possuem pelo menos um de quatro principais fatores de risco apontados por um estudo recente publicado no Journal of the American College of Cardiology.

No estudo, os pesquisadores analisaram dados de mais de 9 milhões de adultos na Coreia do Sul e nos Estados Unidos, concluindo que 99% dos eventos cardiovasculares foram precedidos por hipertensão, colesterol alto, glicose elevada e histórico de tabagismo, seja atual ou passado.

A hipertensão se destaca como o fator mais frequentemente relacionado a esses eventos. Em ambos os países, mais de 93% dos pacientes analisados que sofreram infarto, derrame ou insuficiência cardíaca tinham um histórico de pressão alta.

Philip Greenland, cardiologista da Universidade Northwestern e coautor do estudo, afirmou: "Acreditamos que os resultados demonstram de forma convincente que quase 100% dos casos estão associados à exposição a um ou mais fatores de risco modificáveis antes do surgimento dos problemas cardiovasculares". Ele acrescentou que o foco deve ser em encontrar maneiras de controlar esses fatores de risco, em vez de se concentrar em questões que são mais difíceis de tratar ou que não apresentam um nexo causal claro.