
Brasil está entre países líderes em tecnologia de IA na América Latina

Chile, Brasil e Uruguai são os países mais avançados no campo de IA na América Latina, revelou o recente Índice Latino-americano de Inteligência Artificial (ILIA) 2025, publicado na quinta-feira (3). A pesquisa foi promovida pelo Centro Nacional de Inteligência Artificial (CENIA) do Chile e pela Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (CEPAL) com o apoio de outras entidades públicas e privadas.
O relatório representa os dados quantitativos e qualitativos sobre o estado de avanço em IA em 19 países da América Latina e Caribe. O país com a pontuação mais alta é o Chile (70,56), seguido pelo Brasil (67,39), Uruguai (62,32), Colômbia (67,6) e Costa Rica (67,2).

O documento é uma ferramenta fundamental para identificar as conquistas, brechas e oportunidades de melhoria nos ecossistemas de IA dos países da região e resolver os principais desafios da América Latina e Caribe para a transformação digital.
O índice é estruturado em torno de três dimensões (investigação, desenvolvimento e adoção; fatores habilitantes; e governança) e permite categorizar os países da região de acordo com a maturidade do setor. Esta análise busca contribuir para decisões estratégicas que acelerem o desenvolvimento da tecnologia, promovendo um crescimento competitivo dos países da região.
