
Produção de fertilizantes russos podem bater recorde este ano

A indústria russa de fertilizantes pode bater um recorde de produção em 2025, aumentando suas exportações aos países do BRICS e Sul Global.

"A produção de fertilizantes está aumentando. Até o final do ano, o volume de fertilizantes produzidos deverá ultrapassar as 65 milhões de toneladas, o que significa que estamos totalmente abastecidos com esses produtos enquanto novos projetos de investimento estão sendo implementados", afirmou o vice-primeiro-ministro russo, Dmitry Patrushev, durante seu encontro com o presidente Vladimir Putin na segunda-feira (6).
Patrushev especificou que, atualmente, "aproximadamente 70%" do volume de fertilizantes é exportado.
Exportações aos países do BRICS e ao Sul Global
Andrey Guryev, chefe da Associação Russa de Produtores de Fertilizantes, destacou a dinâmica positiva das exportações, observando que as remessas para Índia, China e América Latina estão aumentando 20% "ano após ano".
Guryev acrescentou que os fertilizantes russos são em grande parte direcionados aos países do BRICS e Sul Global.
Em 2024, a participação dos países amigos nas exportações de fertilizantes russos atingiu 76%. "Essa tendência continuará: continuaremos a desenvolver a cooperação com parceiros em outras regiões do mundo, principalmente com os países do BRICS. Nos últimos três anos, já aumentamos nossos suprimentos para o bloco em mais de 60%. Os países do BRICS respondem por metade das exportações de fertilizantes da Rússia", enfatizou Guryev.

