Putin se reúne com militares no dia de seu aniversário: confira principais pontos

A Ucrânia, tentando demonstrar pelo menos algum sucesso aos seus patrocinadores ocidentais, está lançando ataques contra alvos civis na Rússia, disse nesta terça-feira (7) o presidente russo, Vladimir Putin, em uma reunião com os líderes do Ministério da Defesa e do Estado-Maior, bem como com os comandantes de grupos de tropas na zona da operação militar especial.
"O inimigo, apesar de suas tentativas tenazes de resistência, está se retirando ao longo de toda a linha de contato. E, nesse contexto, o regime de Kiev, ansioso por demonstrar algum sucesso aos seus patrocinadores ocidentais, tenta entrar em território russo e atacar alvos totalmente pacíficos. Isso não servirá para nada. Nossa tarefa é garantir a segurança dos cidadãos russos, das instalações estratégicas e da infraestrutura civil, incluindo a energética", declarou Putin.
🇷🇺 Putin se reúne com militares no dia de seu aniversárioO presidente e os oficiais discutiram a situação na linha de frente, com Putin assegurando que as tentativas de atacar alvos civis russos não ajudarão o regime de KIev.Leia ➡️ https://t.co/gOIIybZT0epic.twitter.com/DCwplLjxXa
— RT Brasil (@rtnoticias_br) October 7, 2025
Nesse contexto, Putin destacou o êxito militar da Rússia, observando que apenas neste ano foram libertados "quase 5.000 quilômetros quadrados de território (4.900) e 212 áreas povoadas''.
''O papel decisivo nessa conquista, sem dúvida, cabe aos nossos soldados e oficiais, que demonstram as melhores qualidades do Exército russo: devoção altruísta e amor pela pátria, alto senso de dever, camaradagem militar e fraternidade. Peço que transmitam minha sincera gratidão a todo o pessoal pela coragem e heroísmo que demonstram diariamente".
O presidente afirmou ainda que as empresas do complexo industrial de defesa russo "atendem plenamente às necessidades das Forças Armadas em armas de precisão, mísseis, munições, armamento e equipamento militar". "Juntamente com as entregas programadas, o desenvolvimento de armas de ponta e sua entrega às tropas avança em ritmo acelerado", acrescentou.
Por sua vez, o chefe do Estado-Maior Geral das Forças Armadas e primeiro vice-ministro da Defesa da Rússia, general Valery Guerasimov, indicou que o Exército russo continua realizando operações militares ativas, avançando "em quase todas as direções".
"De acordo com o plano do Estado-Maior, continuam os ataques massivos e seletivos contra instalações militares e industriais ucranianas. É dada prioridade à destruição das instalações que produzem sistemas de mísseis e veículos aéreos não tripulados de longo alcance", detalhou Guerasimov.
- Hoje, Vladimir Putin comemora seus 73 anos de vida. Dezenas de líderes mundiais e chefes de governo parabenizaram o presidente russo.
