
A pedido de Sérgio Moro, Alcolumbre homenageia 'vítimas do Hamas em Israel' no Senado

Nesta terça-feira (7), às 10 horas, o Senado fará uma sessão em homenagem às "vítimas dos ataques do Hamas em Israel" do dia 7 de outubro de 2023, conforme requerimento assinado por 15 parlamentares e pelo senador Sérgio Moro (União-PR).

Moro alega que a lembrança é essencial "para que a memória das vítimas não seja esquecida, bem como para evitar que o silêncio ou o esquecimento se transformem em uma nova forma de violência".
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que é judeu, também assinou o requerimento e conduzirá a sessão. Ele –, que apoia às ações de Israel –, mandou que a cúpula do Congresso fosse iluminada com as cores da bandeira israelense "em homenagem às vítimas" no dia 7 de outubro de 2023.
Alcolumbre também sancionou a lei que institui o "Dia da Amizade entre Brasil e Israel", no dia 12 de abril. O presidente Lula, no entanto,não sancionou a proposta. Embora condene a operação do Hamas como "atos terroristas", Lula critica a resposta militar israelense, classificada como insana e genocida as ações israelenses em Gaza.
- A cerimônia no Senado contará com a presença da encarregada de Negócios da embaixada de Israel no Brasil, Rasha Athamni, e dos representantes da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Claudio Lottenberg e Rony Vainzof.
