
Kim Jong-un parabeniza 'camarada' Putin pelo seu aniversário

O líder da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Kim Jong-un, parabenizou seu "camarada" Vladimir Putin através de uma mensagem oficial. O presidente russo completa 73 anos nesta terça-feira (7).
"Graças à sua sábia liderança e devoção patriótica, a Federação Russa demonstra sua glória como potência mundial, dotada de um poderoso sistema político e de grande força nacional, e como uma grande potência que assume a liderança na construção de um novo mundo multipolarizado", escreveu Kim Jong-un no documento, reproduzido pela imprensa norte-coreana.
Desejando seus "sinceros e calorosos parabéns", o líder norte-coreano destacou que os êxitos de Moscou são resultado da liderança de Putin.
"Os notáveis sucessos alcançados na realização da sagrada causa de defender firmemente a dignidade e os interesses essenciais do país e construir uma Rússia poderosa e próspera são impensáveis sem a sua excepcional capacidade de liderança e forte capacidade prática", acrescentou.

Kim Jong-un afirmou ainda que a relação entre Moscou e Pyongyang "alcançou o auge" e continuará crescendo ao longo dos anos graças às "relações de amizade e aos estreitos laços de camaradagem entre nós".
O líder norte-coreano reiterou seu total apoio à "justa luta do povo russo pela defesa da soberania nacional, da integridade territorial e dos interesses de segurança" e exaltou o tratado interestatal entre os dois países.
''Pyongyang e Moscou sempre estarão unidas, e nossa amizade será imortal. Renovo a você meus calorosos parabéns'', conclui a carta.
